O que são Blogs Corporativos

Como uma empresa deve usar blogs corporativos

Apesar de não poder ser classificado como uma rede social propriamente dita, os blogs corporativos são essenciais dentro das estratégias de comunicação de qualquer empresa.

Utilizado de maneira correta, o blog corporativo mostrará a opinião da empresa sobre assuntos correlatos à área de atuação dela, mostrando que a empresa tem competência para falar de assuntos diversificados, será um espaço administrado com liberdade de expressão que mostrará o conceito da empresa em outros âmbitos e abrirá espaço para o grande público através dos comentários, para que os leitores deixem observações que podem levar ao aprofundamento das questões colocadas através de um tema.

É no blog que a empresa mostra que tem conhecimento para lidar com os mais diversos assuntos e que está disposta a criar um ambiente de debate saudável que engrandece todos os interessados.

Canal de comunicação direta: os comentários

No começo é importante observar os blogs das empresas que você admira, para ver como eles atuam e respondem com frequência os comentários de internautas.

Após criar o blog de sua empresa, pense num layout que vá agradar ao leitor, compacto e discreto. O primeiro post pode conter uma pequena apresentação, mas não se prensa a isso.

Tente fazer no mínimo um post por semana, para manter um ritmo de informções – seuo leitor se habituará com o ritmo e acessará seu site a procura de novos assuntos. Nos posts, mantenha a qualidade do texto: não enrole, escreva obre um assunto que você domine e tenha uma base de conhecimentos. Lembre-se de ilustrar o post com imagens para melhorar a estética do blog e o entendimento do assunto.

Não se esqueça também de ficar de olho nos comentários, eles criam um canal onde a empresa poder comunicar-se com seu público, debatendo opiniões e pontos de vista diferentes. Utilize esse espaço a seu favor, administrando-o da melhor maneira e nunca deixando seu público sem uma resposta: seja comunicativo e complacente, não esqueça que não é só sua opinião que está certa.

Evite assuntos delicados que possam exaltar as pessoas: o blog corporativo não é de uso pessoal, saiba separar o profissional do privado. O blog deve trazer textos com temas similares à área de atuação de sua empresa, pode sim trazer assuntos polêmicos, mas sem nunca fugir do foco.

Muitas empresas já usam o blog corporativo como parte de seus sites, agregando um público fiel. Ai está importância de ter um blog corporativo para a empresa: através desse blog, trazer à tona assuntos relevantes ao seu público alvo, abrindo espaço para interação nos comentários e angariar leitores assíduos.

Crie o blog, atualize-o e aumente o fluxo de visitas do seu site

Ter um blog atualizado e com bom conteúdo, gera um tráfego considerável para o site e o grande público enxerga como a empresa é articulada e estruturada para lidar com os assuntos que envolvem sua área. Afinal, um blog corporativo bem escrito, mostra a capacidade intelectual dos funcionários de determinada empresa.

O blog corporativo é realmente uma ferramenta essencial: com o conteúdo bem articulado, você filtrará o grande público e chegará ao cliente relevante à empresa, mostrará a ele a autoridade que a empresa tem ao explorar um tema correspondente ao seu campo de atuação e poderá divulgar outras redes sociais, como o Facebook e Twitter.

Escrito por social em 11 de agosto de 2010
  • jose reis disse:
    28 de setembro de 2010 às 18:10

    gosto muito desse site e gostaria de compartilhar

  • Alex disse:
    29 de outubro de 2010 às 11:16

    Interessante. Agora sim, um conteúdo relevante. Obrigado. Vou tomar já as providências para fazer um bom blog e chamar mais clientes para a loja. Blog, é uma excelente ferramenta de divulgação.

Deixe seu comentário




Comentário:


(*)campos obrigatórios.